"O Rapaz do Pijama às Riscas" de John Boyne

Publicado em 22/01/2010

  • Imprimir
  • Recomendar Artigo
  • Aumentar tamanho do Texto
  • Diminuir tamanho do texto

Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…

Opiniões de alguns leitores:


O livro “ O Rapaz  do Pijama às Riscas” é interessante, demonstra a realidade que se viveu durante o período nazi,em que os judeus eram presos e depois mortos com gás tóxico e depois queimados.( …)Isto dá a entender que, no fundo, somos todos iguais e a religião não nos distingue. 


 Diana Figueiredo,  nº 8,  9ºB


Eu gostei muito de ler o livro o “Rapaz do Pijama às Riscas” pois é um livro muito marcante e que transmite uma grande emoção ao leitor, fazendo com que este consiga visualizar e vivenciar os momentos do livro, como se estivesse lá.Neste livro podemos ver como a inocência de uma criança pode estar a par do cenário tão horrendo e sangrento como foi o massacre nazi aos judeus.Adorei este livro porque mostra muito bem como era o mundo naquela época e como uma simples criança pode marcar toda a diferença na vida de alguém.É um livro onde predominam sentimentos de arrogância, da injustiça mas também de amor, amizade, verdade e saúde.Aconselho todas as pessoas a lerem-no, pois é tão envolvente que quando o acabamos de ler temos pena de não haver mais páginas.


Juliana,  nº7,  9ºB


Eu gostei de ler o livro “ O Rapaz de Pijama às Riscas”, pois este retrata uma época história fria, dura e sangrenta, a 2ª Guerra Mundial.Neste livro estão presentes maus sentimentos, emoções, a maldade dos nazis e as suas torturas nos campos de concentração com gases mortais… mas também demonstra bons sentimentos, as emoções ….Eu aconselho as pessoas que leiam o livro pois este exprime bem as sensações como se as vivêssemos no momento, a dor e o sofrimento, o egoísmo e a raiva nazi, mas também a amizade dos rapazes e o amor de mãe pelo seu filho.


Nádia Jesus,  nº10, 9ºA


Eu gostei muito de ler “O Rapaz de Pijama às Riscas” porque acho que o livro retrata muito bem a época da 2ª Guerra Mundial e torna muito realistas as atrocidades feitas pelos nazis aos judeus. Eu recomendo a todos lerem o livro, pois retrata uma amizade proibida entre um judeu e o filho de um comandante nazi.


 Nuno Tavares, nº7 , 9ºA


 Eu gostei de ler “O rapaz de Pijama às Riscas” porque mostra a realidade que se vivia durante a Guerra Mundial. Mostra também que nem todas as pessoas sabiam o que na realidade se passava nos campos de concentração e as atrocidades cometidas pelos nazis. Também gostei deste livro porque mostra uma história de inocência e de verdadeira amizade.                                                                                                                                             


Beatriz,nº5, 9ºB


“O rapaz de pijama às riscas” é um livro que retrata a inocência de duas crianças. É uma obra imaginativa, cuidada e excelente. Uma óptima escolha para ler! Aqui, John Boyle está no seu melhor, misturando o tema da 2ª Guerra Mundial com uma verdadeira amizade. Uma obra muito interessante e inesquecível, adequado para quem adora ler…


                                                                                                                    João Lopes, nº 11, 9ºB


 


 


 

Recomendar a um Amigo
O Seu Nome
O Seu E-mail*
Nome do Amigo
E-mail do Amigo*
Mensagem*