“A Biblioteca Escolar – espaço de conhecimento e de aprendizagem”

Publicado em 26/03/2009

  • Imprimir
  • Recomendar Artigo
  • Aumentar tamanho do Texto
  • Diminuir tamanho do texto

Projecto da E.B. 2,3 apoiado no âmbito da Candidatura de Mérito 2009

À semelhança dos anos anteriores, este ano lectivo, a Rede de Bibliotecas Escolares lançou a Candidatura de Mérito 2009, com o objectivo de incentivar o trabalho das Bibliotecas Escolares e de apoiar as experiências mais consistentes. Puderam candidatar-se todas as escolas integradas na rede, com projectos propostos pela Biblioteca Escolar, autonomamente, ou com parceiros.

Este ano, foram aprovados sete projectos, entre os quais, o da Escola Básica 2,3 de Carregal do Sal, ao qual foi atribuído um montante de 2750€.

O projecto intitula-se “A Biblioteca Escolar – espaço de conhecimento e de aprendizagem” e insere-se no domínio da literacia da informação. Pretende-se com a implementação do mesmo, desenvolver de forma gradual e contextualizada, as competências de informação dos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos, para que possam, progressivamente, saber aceder à informação, desenvolverem o espírito crítico e a capacidade de usar a informação, autonomamente, construindo conhecimento.

Pretende-se também, transformar a BE num verdadeiro espaço de aprendizagem e de conhecimento, pelo que deverá haver uma maior articulação entre a equipa educativa e os docentes, pois as actividades desenvolvidas na BE só ganham sentido, quando integradas em processos pedagógicos, centrados nos alunos, que permitem articular os objectivos disciplinares com objectivos documentais e de informação.
Recomendar a um Amigo
O Seu Nome
O Seu E-mail*
Nome do Amigo
E-mail do Amigo*
Mensagem*